sexta-feira, 27 de abril de 2012

Os dez preceitos do Karatê ( por Anko Itosu )


O que chamamos de “tradicional” nas artes marciais muitas vezes não tem nada de tradicional. Mencione Karatê tradicional hoje e as pessoas imediatamente vão pensar em Karategi brancos, faixas coloridas e andar de um lado para o outro da sala em linhas. Todas essas são práticas modernas e nenhuma delas seria reconhecida pelos fundadores da arte.

Todos os mestres do passado foram inovadores e nenhum deles ensinou a arte exatamente da mesma maneira que ela foi ensinada a eles. A verdadeira tradição foi uma constante mudança e sempre foram somente os conceitos essenciais que deveriam permanecer constantes. Então, aonde estão os conceitos essenciais sobre os quais a tradicional arte do Karate foi baseada?

Não existem muitos registros escritos da história do Karatê, em grande parte devido aos fatos do secretismo que originalmente cercou a arte e do bombardeio de Okinawa durante a 2ª Guerra Mundial. Um importante documento que temos acesso são os 10 preceitos do Karate (Tō-de) segundo Ankō Itosu.

Ankō Itosu foi um dos verdadeiros inovadores do Tō-de; ele foi o criador dos Pin’an (Heian) Kata e responsável pela introdução do To-de no sistema escolar de Okinawa. Para tornar o To-de adequado às crianças, Ankō Itosu diluiu o To-de ensinado a elas. Como parte disso, ele iniciou ensinando os Katas sem as suas aplicações para que as crianças pudessem obter benefícios físicos sem dar irresponsavelmente a elas o conhecimento dos métodos violentos e brutais, os quais os Katas foram criados para preservar.

É minha visão que Ankō Itosu tencionava adotar dois tipos de To-de: o To-de de combate original e a nova versão infantil. Entretanto, como sabemos agora, foi a versão infantil que realmente “decolou” e as ramificações que ainda são sentidas hoje. As modificações de Ankō Itosu possibilitaram que a arte se difundisse - é razoável argumentar que a arte jamais teria se difundido no Japão e de lá para o ocidente sem as suas modificações - mas elas sem dúvida provocaram que uma versão “domesticada” do To-de fosse popularizada.

Em 1908, Ankō Itosu escreveu uma carta delineando suas visões sobre o To-de e explicando por que ele entendia que deveria ser introduzido no sistema educacional de Okinawa. É esta carta, e os 10 preceitos contidos nela, o assunto deste artigo. A carta nos dá uma visão do To-de que sai das sombras e inicia sua jornada para se tornar uma arte praticada por milhões.

Existem algumas traduções em inglês deste importante documento; mas, infelizmente, elas variam muito e é difícil determinar qual está correta. É de se esperar alguma variação quando traduzimos um texto, entretanto, algumas dessas variações não somente dizem a mesma coisa de maneira diferente, mas muitas vezes expressam sentimentos muito diferentes. Muitas delas foram também feitas por artistas marciais. Não posso deixar de suspeitar que eles inadvertidamente puseram suas próprias visões sobre o To-de em suas traduções.

Existe um livro raro de 1938, compilado por Genwa Nakasone, chamado “Karate-do Taikan”. Este importante livro contém material de mestres como Gichin Funakoshi, Kenwa Mabuni e Hironori Otsuka. Também contém fotos com qualidade relativamente boa da carta de Anko Itosu. Eu consegui uma cópia do livro em Okinawa e mandei cópias da carta – sem nenhuma informação sobre o contexto – para uma das maiores empresas de traduções do Reino Unido. Como não-praticantes e tradutores profissionais eu achei que eles estariam mais aptos a dar uma tradução mais apurada e menos “viciada”.

A companhia me informou que o documento estava escrito em “um estilo literário muito antigo” e assim foi difícil traduzi-lo; mesmo para tradutores profissionais. Isto talvez ajude a explicar por que existe tanta variação nas traduções existentes? A companhia contatou um especialista nos EUA que seria capaz de traduzir corretamente o documento e as cópias foram enviadas a ele. É a tradução dele que está incluída neste artigo.

A tradução foi feita a partir de cópias da carta de Ankō Itosu escrita a mão. Esta tradução foi feita de maneira independente por um profissional de alto nível que é um especialista neste tipo de trabalho. O tradutor não é um artista marcial e assim não teria nenhuma visão particular para promover. Sendo assim, não tenho nenhum motivo para duvidar de sua precisão. Não quer dizer que as outras traduções sejam necessariamente imprecisas – ela é similar a outras, como você poderia esperar – entretanto é inegável que em algumas partes a tradução que encomendei expressa sentimentos muito diferentes de outras traduções. Eu encorajo o leitor a comparar as traduções existentes e decidir por si próprio qual faz mais sentido e parece ser a mais precisa.

A tradução encomendada da carta de Ankō Itosu de 1908 está abaixo na íntegra:
"O Tō-de não se desenvolveu a partir do Budismo ou Confucionismo. No passado, as escolas Shōrin-ryū e Shōrei-ryū foram trazidas à Okinawa da China. Ambas têm seus pontos fortes e assim irei listá-los abaixo da maneira como são, sem embelezamento: 
1- O Tō-de não é praticado somente para seu benefício próprio; ele pode ser usado para proteger sua família ou seu mestre. Não se destina a ser usado contra um único agressor, mas como uma maneira de evitar ferimentos usando pés e mãos caso seja confrontado por um vilão ou malfeitor. 
2- O propósito do Tō-de é tornar os músculos e ossos tão duros quanto rochas e usar as mãos e pernas como lanças. Se as crianças iniciassem a treinar naturalmente nas proezas militares enquanto na escola fundamental elas ficariam aptas ao serviço militar. Lembre-se das palavras atribuídas ao Duque de Wellington após derrotar Napoleão : "A batalha de hoje foi vencida nos campos de jogo de nossas escolas". 
3- O Tō-de não pode ser aprendido rapidamente. Assim como um touro que se move lentamente pode viajar mil quilômetros, se alguém treinar diligentemente por uma ou duas horas todos os dias, em três ou quatro anos irá ver uma mudança no físico. Aqueles que treinarem desta maneira irão descobrir os princípios mais profundos do Tō-de. 
4- No Tō-de o treinamento das mãos e dos pés é importante, então você deve treinar meticulosamente com um Makiwara. Para fazer isso, abaixe seus ombros, abra os pulmões, reúna sua força, agarre o chão com os pés e concentre sua energia no baixo abdômen. Pratique utilizando cada braço de 100 a 200 vezes por dia. 
5- Quando praticar as bases do Tō-de certifique-se de manter as costas eretas, ombros abaixados, colocar a força em suas pernas, manter-se firme e direcione a energia para o baixo abdômen. 
6- Pratique cada uma das técnicas do Tō-de repetidamente. Aprenda bem as interpretações de cada técnica e decida quando e de que maneira aplicá-las quando necessário. Entre, contra-ataque, afaste-se: é a regra para o Torite. 
7- Você deve decidir se o Tō-de é para sua saúde ou para auxiliar no seu dever. 
8- Quando treinar, faça como se estivesse no campo de batalha. Seus olhos devem ficar penetrantes, os ombros baixos e o corpo endurecido. Você deve sempre treinar com intensidade e espírito como se realmente estivesse encarando o inimigo e desta forma você naturalmente ficará pronto. 
9- Se você usar excessivamente sua força no treinamento de Tō-de isso irá causar a perda de energia no baixo abdômen e será perigoso para o seu corpo. Seus olhos e seu rosto ficarão vermelhos. Seja cuidadoso para controlar seu treinamento. 
10- No passado, muitos mestres de Tō-de gozaram uma longa vida. O Tō-de auxilia no desenvolvimento de ossos e músculos. Ajuda tanto na digestão quanto na circulação. Se o Tō-de fosse introduzido desde o ensino fundamental, então produziríamos muitos homens capazes de derrotar 10 agressores cada. 
Se os estudantes da faculdade de formação de professores aprendessem Tō-de de acordo com os preceitos acima e, após a graduação, disseminassem isto para as escolas elementares em todas as regiões, em 10 anos o Tō-de iria se espalhar por toda Okinawa e para a ilha principal do Japão. O Tō-de, assim, faria uma grande contribuição para nosso exército. Espero que você considere seriamente o que escrevi aqui. 
Ankō Itosu, Outubro de 1908."

É óbvio que este é um documento muito importante e eu deixarei o leitor ponderar sobre o significado de cada um destes preceitos por si. No entanto, gostaria de discutir brevemente alguns pontos de interesse inicial.

A primeira coisa que me surpreendeu é que o Tō-de proposto por Ankō Itosu para as escolas de Okinawa, mesmo simplificado como foi, obviamente não tinha o propósito de ser totalmente não-combativo. É certo que ele parecia estar vendendo a arte não somente por seus benefícios sobre a saúde, mas também por seu uso em combate e sua habilidade de produzir eficazes lutadores.

Talvez seja porque a intenção original de Ankō Itosu fosse que as crianças acabassem avançando para aprender a verdadeira arte quando alcançassem a vida adulta - a qual teria presumivelmente incluída a instrução das aplicações dos Kata, treino com a Makiwara, etc - após ter recebido uma base na versão infantil do sistema. Assim, nas palavras de Ankō Itosu, o Tō-de produziria “muitos homens capazes de derrotar 10 oponentes”. Certamente o décimo preceito sugere isso. Infelizmente, as mudanças de Ankō Itosu tiveram conseqüências imprevistas e o Kata agora é mais comumente ensinado sem nenhuma aplicação.

Também acho muito interessante que a linha de abertura (“O Tō-de não se desenvolveu a partir do Budismo ou do Confucionismo”) torna claro que o Tō-de não está baseado em princípios budistas ou confucionistas. Ankō Itosu obviamente sentiu ser importante estabelecer logo no princípio que a arte que ele praticava não era um desenvolvimento dessas religiões/filosofias. Isto é importante, pois alguns erroneamente enxergam a arte inteiramente sob uma perspectiva budista ou confucionista. Seguidores de outras religiões algumas vezes abandonam o estudo do Tō-de já que acreditam que ele é baseado em práticas religiosas contrárias às suas crenças. Ankō Itosu nos diz que não é o caso e que o Tō-de não tem fundamento religioso.

O preceito 1 contém a linha “não se destina a ser usado contra um único agressor, mas como uma maneira de evitar ferimentos usando pés e mãos caso seja confrontado por um vilão ou malfeitor”. Isto torna claro que o Tō-de original não servia para uma luta “limpa” ou luta consensual contra um único oponente ou amigo praticante, mas para defesa-pessoal civil. Como um artista marcial dos dias atuais eu acho importante (e divertido) treinar para ambos os ambientes, mas é essencial entender que uma luta limpa e a defesa-pessoal não utilizam os mesmos métodos. O que funciona bem numa área não irá necessariamente funcionar na outra. Ankō Itosu obviamente entendia a diferença entre ambas, já que marcou a diferença em seu primeiro preceito. Como exemplos dessas diferenças: ajustar a distância, habilidoso trabalho de movimentação, guarda, fintas e combinações variadas são comuns em luta consensual mas irrelevantes para a proteção-pessoal civil; é por isso que tais métodos não aparecem nos Kata.

Quando estudarmos o Kata – que é um arquivo da arte original que Ankō Itosu está descrevendo – precisamos nos certificar que o Kata foi criado para guardar os métodos de proteção-pessoal. É quando as pessoas enxergam os Kata da perspectiva de uma luta limpa que eles entendem erroneamente sua natureza e assim cometem incorreções sobre a maneira como deveriam ser aplicados. Um exemplo comum disso é quando um praticante faz uma “demonstração competitiva de Bunkai” que começa com os antagonistas em distância de luta (fora da distância de chute) em oposição à curta distância associada ao combate real. Ao fazer isto eles estão tentando forçar uma estaca quadrada em um buraco redondo e, assim, não é surpresa que freqüentemente se desviem do Kata durante tais apresentações.

Ankō Itosu era empregado como escriba do rei de Okinawa e fora altamente instruído nos clássicos chineses. Após a dissolução da monarquia de Okinawa, Ankō Itosu se tornou professor de escola. O altamente educado Ankō Itosu também revelou um conhecimento da cultura ocidental ao atribuir palavras ao Duque de Wellington no preceito 2. Como observação, é interessante notar que Ankō Itosu diz que as palavras foram “atribuídas” ao Duque. A declaração “A batalha de hoje foi vencida nos campos de Eton” certamente é muito atribuída ao Duque de Wellington, mas ele não disse tais palavras. Foi na verdade alguns anos após a morte de Wellington que o historiador e propagandista francês, Conde de Montalembert, primeiramente atribuiu tais palavras a ele. Ankō Itosu sabia disso? Ou foi a escolha dos caracteres que traduzidos dizem “atribuídas ao” ao invés de “ditas por” mera coincidência? Se não foi coincidência então isto sugere que Ankō Itosu era extremamente instruído na história militar ocidental.

O preceito 4 fortemente encoraja o diligente uso de equipamento de impacto. No tempo de Ankō Itosu, o Makiwara era tudo o que tinham disponível. Entretanto, se ele estivesse por aí atualmente tenho certeza de que faria uso de sacos de pancada, luvas de foco, escudos para chutes, etc. Não é incomum para os praticantes atuais negligenciarem o treino de impacto, mas como podemos ver através do escrito de Ankō Itosu isto não é tradicional e nem está de acordo com as práticas originais do Tō-de.

O preceito 6 encoraja o estudo de Bunkai, ou seja, que se entenda cada uma das partes dos diversos Kata, para que seja possível as aplicações (Ōyō) dos mesmos, e pessoalmente explorar o uso adequado de tais Bunkai em combate. Muitos praticantes não incluem o estudo dos Bunkai em seu treino e assim não treinam de acordo com este princípio. Ankō Itosu também deixa claro que devemos decidir quando e como as técnicas de Tō-de devem ser aplicadas. Mesmo pessoas que estudam os Bunkai falham neste quesito. Saber para que serve um movimento de Kata e saber como e quando efetivamente aplicá-lo (Ōyō) são duas coisas diferentes. (Hoje em dia confunde-se Bunkai e Ōyō)

Na minha cabeça, a única coisa que realmente ajuda a decidir como as técnicas devem ser aplicadas é praticar aplicando elas em um ambiente ativo. É por esta razão que luta baseada nos Kata é fundamental para minha abordagem de quatro estágios, já que ela assegura que a teoria do Kata seja posta em prática.

A última frase do sexto preceito é outra que acho muito interessante. “Torite” se refere ao “grappling” (literalmente “mãos que agarram”) e é utilizado nos meios do karate como o lado “grappling” da arte original. “Torite” também era um termo antigo para Jū-jutsu e foi usado desta maneira por Jigorō Kanō em alguns de seus escritos. A regra de Ankō Itosu “entre, contra-ataque, afaste-se” parece ser um aviso para evitar o agarramento (quando agarrado você não pode imediatamente sair do local, então entre lá, faça algum estrago e aí saia). Este é um grande conselho para proteção-pessoal e está totalmente de acordo com a natureza do Tō-de conforme explicado no preceito 1.

O preceito 7 aconselha você a decidir se seu Tō-de é para saúde ou “para auxiliar no seu dever” (ou seja, seu uso prático). Os preceitos 2, 3, 9 e 10 fazem referência aos benefícios físicos do Tō-de. Preceitos 1, 2, 6, 8 e 10 todos fazem referência ao uso combativo do Tō-de. Contudo, não acho que Ankō Itosu esteja dizendo que o treinamento deve ser totalmente de um jeito ou de outro, e sim que devemos ter claros os objetivos de nosso treinamento. Também sinto que ele esteja demarcando a diferença entre a versão infantil do Tō-de orientada para a saúde e a arte de combate original.

O preceito 8 aconselha a treinarmos de maneira intensa e com espírito, de maneira que estaremos preparados para a natureza severa e impiedosa do combate. Esta intensidade no treinamento é uma das chaves para a verdadeira tradição do Tō-de. Na verdade, esta intensidade física e mental é mais importante do que a técnica. No livro “Karate-dō: Meu modo de vida”, Gichin Funakoshi, que foi um estudante de Ankō Itosu, escreveu: “Treine com o coração e com a alma sem se preocupar com a teoria. Muitas vezes um homem desprovido daquela qualidade essencial da seriedade absoluta irá se refugiar na teoria”. Podemos ver este “irá se refugiar na teoria” e falta de intensidade em alguns treinamentos “tradicionais” da atualidade. Para seguir a verdadeira tradição, faríamos bem em aderir ao preceito 8.

Os 10 Preceitos de Ankō Itosu são, inquestionavelmente, um dos mais importantes documentos históricos do Tō-de. Para compreender os Kata e a verdadeira natureza do Tō-de (Karate) tradicional é importante estudarmos as palavras e orientações de pessoas que formaram a arte. Espero que você tenha gostado desta tradução dos 10 preceitos de Ankō Itosu e que você, como Ankō Itosu aconselha, “considere seriamente” o que ele escreveu.


Referências:

SI VIS PACEM. Os 10 preceitos de Anko Itosu. Disponível em: http://rod-fu.blogspot.com/2008/09/os-10-preceitos-de-anko-itosu.html. Acesso em: 20 de Abril de 2012.

ALBERNETHY, Iain (The practical application of Karate). The 10 Precepts of Anko Itosu. Disponível em: http://iainabernethy.co.uk/article/10-precepts-anko-itosu. Acesso em: 19 de Abril de 2012

KARATEDO SAISHIN NEWS. Os 10 preceitos de Anko Itosu. Disponível em:  http://karatedosaishinnews.blogspot.com.br/2012/01/os-10-preceitos-de-anko-itosu.html. Acesso em: 18 de Abril de 2012.

domingo, 8 de abril de 2012

( Timeline ) Brasileiro JKA 2012 - 07.04.2012

Árbitros da Reflexo: Sensei Enobaldo Ataíde (centro) / Sensei Rui Albuquerque (centro-esquerdo)

Árbitros da Reflexo: Sensei Enobaldo Ataíde (centro) / Sensei Rui Albuquerque (centro-esquerdo)

Sensei Enobaldo Ataíde como árbitro central.

Homenagem aos 50 anos de Karatê no Brasil 

Equipe da Reflexo: Iura Muniz (direita) , Nádia Masavitch (centro) e Daniel Kunz (esquerda)  




























Sensei Masahiko Tanaka

Sensei Yasutaka Tanaka


sexta-feira, 6 de abril de 2012

( Timeline ) Brasileiro JKA 2012 - 06.04.2012











Lucas Coimbra acabou de ser bi-campeão juvenil 13 anos - Kumite e Kata juvenil





 ... e pagou promessa ...


Imagens recentes da delegação da Reflexo no Brasileiro JKA 2012 ( timeline )