Sérgio Luis Marinho da Silva, conhecido como Sérgio Marinho, começou a treinar karatê na Askaba, no início da década de 70. Graduou-se faixa preta pela JKA em 1975, em exame com banca composta pelos senseis Tanaka, Machida, Sasaki, Lirton Monassa e Denilson Caribé.
Participou ativamente de competições nessa época, tendo sido campeão bahiano juvenil em 76.
No início da década de 80, graduado 2º dan, destoante da forma como o karatê era praticado, se desligou da Askaba e começou a ensinar karatê, inicialmente na Acal (academia de capoeira em Ondina) e depois no clube Lince, em Brotas, onde utilizava o espaço para treinar seus alunos.
Posteriormente, seguindo um processo de desenvolvimento do karatê, com criação de novos clubes, fundou a Associação Esportiva Reflexo, cujas iniciais formavam a sigla Aser, em homenagem ao professor Aser Macedo, a quem era ligado, seu parceiro nessa empreitada e na época responsável pelo departamento de educação física do Colégio 2 de Julho, onde funcionou o 1º Dojo do clube.
Desde o início, Sérgio se dedicou à pesquisa do karatê, das artes marciais de forma geral e da cultura oriental. Seu jeito de ser, seus conceitos e ações nem sempre foram bem compreendidos naquela época, mas aqueles que conviveram com ele puderam perceber que suas idéias muitas vezes estavam na frente daquele tempo.
Em 1987, por problemas de saúde, Sérgio se afastou da Reflexo, que passou a ser dirigida por sensei Enobaldo Ataíde, que havia se desligado da Asdeb.
A partir daí, Sérgio dedicou-se a suas pesquisas, e passou a ministrar aulas de karatê em espaços públicos, nos moldes dos treinamentos de artes marciais que costumamos ver em imagens do oriente.
No dia 17 de agosto de 2010, Sérgio Marinho veio a falecer; em 18 de agosto de 2010, a Academia Reflexo, através do Sensei Enobaldo Ataíde divulgou Nota sobre a lastimável perda.
Oss !!
Arthur Rêgo, faixa-preta 5º dan, fundador da Reflexo e primeiro atleta filiado à entidade a ser graduado faixa-preta
Nenhum comentário:
Postar um comentário