RELATOS


Nasci no dia 12/03/1960; o sonho começou em Coaraci  ...


Professor Eloy


Enolbaldo, Eloyvaldo e Cláudio


Enobaldo e Eloyvaldo

Eloyvaldo, Enobaldo e Cláudio

Eloyvaldo, Enobaldo e Cláudio


" Nasci no dia 12/03/1960; o sonho começou em Coaraci ( extremo sul da Bahia ), minha terra natal e se concretizou em Salvador, mais precisamente no clube Fantoches, há 34 anos atrás.

A vontade de treinar uma luta veio da influência do meu irmão Delbrandinho, fã número 1 do tranqüilo e infalível Bruce Lee e reforçado por alguns conterrâneos que praticavam Karatê: Bernardo, hoje Juiz de Direito, Eli Gomeiro, hoje Arquiteto, ambos alunos da Askaba ( Associação de Karatê da Bahia ) e Carlos Queixo, aluno do Fantoches, hoje professor de Educação Física.

A primeira oportunidade de treinar numa academia foi em 1975, quando vim fazer o Ensino Médio aqui em Salvador, mas, isso só foi acontecer em 1979. Ai, o incentivo artiu do meu irmão mais velho, Jacaré, já faixa laranja e aluno do professor Aberto Fonseca, no Fantoches.

No clube Fantoches em 1979, foi onde tudo começou. Fui fazer minha matrícula e saber quanto custava o quimono, a secretária era Cida, ela me respondeu e em seguida me disse que eu já poderia treinar aquela primeira aula de bermuda, fiquei surpreso e tenso. Ao lado de Cida estava a noiva do professor, que dava aula para as crianças, era Angélica e o professor era Enobaldo. A outra aula dos adultos ministrada pelo professor Alberto iniciou e após o aquecimento fui treinar em separado com o então monitor Abelardo. Foi uma verdadeira tortura. O pior é que eu adorei, daquele dia pra cá essa tortura parece não ter fim.

Treinei até faixa laranja no Fantoches, depois o professor Alberto Fonseca fundou a Asdeb ( Associação Desportiva da Bahia ) formando a equipe de professores da Asdeb: Enobaldo Ataíde e Sérgio Bastos, na Asdeb me graduei faixa-preta. Com a saída do professor Enobaldo da Asdeb, segui junto com o novo mestre, uma nova estrada, retornamos para o Fantoches, depois, Askao ( Associação de Karatê Olimpico ) de Alagoinhas e mais tarde para a Associação Esportiva Reflexo, onde permaneço até hoje.

E como já dizia Euclides da Cunha : “ O sertanejo e antes de tudo um forte”. Eu diria que no meu caso, eu sou mesmo um teimoso e insistente, que depois de 34 anos de prática ininterrupta de Karatê, cheguei a mesma conclusão do pensador e filósofo grego, Sócrates: “ Só sei que nada sei.”

Bem, já chega! É hora de agradecer a Deus, aos mestres Alberto Fonseca e Enobaldo Athaíde e aos amigos que deixei ao longo dessa jornada: Sérgio Bastos, Jackson Roberto, Tibúrcio, Sérgio Cunha, Catarino, Abelardo, Renatão ( Sariguê ), Negão Álvaro, Negão Cláudio, Marcos Dantas e Honorato.

Não poderia jamais esquecer de agradecer ao lendário e saudoso mestre Denílson Caribe, responsável pela introdução e difusão do Karatê na Bahia.

Quanto mais velho, mais sábio, quanto mais sábio mais respeitado, foi essa a grande lição que aprendi com o maior dos mestres, Bandinho, o meu pai. "

Oss!!

Eloyvaldo Pires
Prof. de Educação Física e de Karatê

Karatê na minha vida ...







" Sempre gostei de praticar ativs.fisica.Mas no Karatê me transformei numa outra pessoa.Sempre briguei muito,pois onde morava estava sempre sendo desafiado.Quanto mais dava porrada nos caras, aparecia sempre alguém para tentar tomar meu "cinturão".
No Karatê na medida que treinava mais e mais ia evoluindo minha tecnica e meu ser na totalidade.Ficava muito fácil vencer os caras,e machucava muito dando o maior remorso depois que via o estrago.O Karatê além de me tornar uma pessoa mais equili-
brada,pois me fez entender que briga é coisa de fracos e desequilibrados salvou minha vida qdo sofri um acidente e fiquei muito mal em coma.Todos os medicos da equipe disseram que só um milagre me trazia de volta e que se isso acontecesse não andaria
mais.Ai voltei a treinar meu Karatê como fisioterapia e cheguei até a faixa prêta com muita persistência e treinamento com um bom mestre o prof.Enobaldo.Além de me tirar das confusões o KARATÊ salvou minha vida.OSS!!! "


Hilton Vita,
Terapeuta corporal
Educador Fisico


Prezado mestre ...














" Prezado Mestre,
O benefício (somático e psicológico) que tenho recebido por poder participar da família Reflexo me permitiria escrever um livro inteiro. Procurei resumir nas linhas abaixo um pouco desta experiencia. Srei sempre grato por ter sido aceito e pela inacreditável atenção e dedicação que venho recebendo.
abraço
marcos
OSS

Sou pesquisador da FIOCRUZ-BA e pratico Katatê-do na Reflexo há alguns anos e posso afirmar com toda a segurança que esta arte tem melhorado minha qualidade de vida de forma notória. Minhas atividades de laboratório e gabinete me forçam a permanecer sentado por muitas horas consecutivas, fato que me custou duas internações, sendo uma em UTI. Um dos médicos e uma fisioterapeuta me disseram que o Karatê salvou a minha vida! Mais que isso, o Karatê salvou minha qualidade vida. Tenho me estressado menos com problemas administrativos etc. Devo isso ao Karatê, especialmente como ensinado na Academia Reflexo. Não me sinto, de forma alguma, pagando por um serviço, mas como um discípulo que tem o grande privilégio de conviver com mestres que compartilham o seu vasto e valioso conhecimento. Sou um homem de 46 anos com sobrepeso e sei que jamais serei um campeão a trazer medalhas e troféus para a Reflexo, Entretanto o premiado sen-sei Enobaldo dedica a mesma atenção (ou até mais, pois preciso muito) ao meu aprendizado que a atletas competitivos. Isso demonstra, não apenas admirável profissionalismo e competência, mas um idealismo em prol da divulgação de verdadeiro e mais puro Karatê-do.

Com exemplos como esse, noto que aprendo mais do que técnicas de luta ou autodefesa, aprendo a ver a vida de uma forma mais equilibrada e me exercito, mas não precisarei lutar fora do Do-jo. "

Marcos André Vannier dos Santos
Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) .
Universidade Federal do Rio de Janeiro, UFRJ, Brasil.
Pesquisador titular da FIOCRUZ.
Professor da Escola Baiana de Medicina e Saúde Pública, EBMSP, Brasil.
 
Sou muito agradecida por tudo que o Karatê proporcionou em minha vida ... 







" Sou muito agradecida por tudo que o karatê proporcionou em minha vida. Aos 6 anos de idade (em 1992), meu pai resolveu me matricular na Academia Reflexo... parecia até que ele atendia aos meus íntimos desejos. Foi lá que eu encontrei pessoas tão especiais e essenciais à minha formação.
Fiz do lema do karatê, o meu lema de vida e comecei a ver o mundo através de olhos mais sensíveis, despertados pelos ensinamentos do meu querido mestre Enobaldo. Com seus simples gestos e palavras certas nas horas mais exatas pude perceber o orgulho que sentia dos seus alunos e isso nos impulsionava a crescer como atletas e como seres muito mais humanos.
Com o karatê aprendi que em tudo na vida é preciso traçar objetivos, ter determinação, coragem e força para alcançá-los. Mas, sobretudo, é preciso paciência e suavidade. Aprendi, também, com meus amigos da Reflexo que seriedade combina perfeitamente com alegria. São verdadeiros amigos-irmãos e eles me fazem mais feliz!
Hoje, com muita satisfação e emoção, aos 23 anos concluo meu curso de graduação em odontologia e curvo-me diante de tudo que eu vivi e aprendi praticando o karatê que “muito mais que um esporte, é uma filosofia de vida”. Muito do que sou agradeço a essa arte!
OSS! "

Diana Patrocínio
Faixa-Preta
Dentista


Meu nome é Daniel Kunz, nasci na Suiça ...



" Meu nome é Daniel Kunz, nasci na Suiça e moro 15 no Brasil, os últimos 7 anos aqui em Salvador. Tenho 41 anos e sempre me interessei e tinha muita vontade de praticar Karate.
Dois anos atrás resolvi com mais de 40 anos de idade iniciar junto com o meu filho de 4 anos, praticar e frequentar 3 aulas por semana. Deste então a minha vida mudou completamente. Estou muito mais tranquilo no dia dia, bem mais equilibrado, não me estresso mais ou menos com transito, clientes, e outras coisas bestas que a gente enfrenta no dia dia.

É um novo estilo de vida com inteligência emocional. Eu brinco sempre"
No Karate vc até treina seis músculos no Cérebro" rsrsrs Efeito
colateral positivo: fico junto com meu filho durante duas aulas por
semana, a famosa hora mágica pai e filho. Oss "


Daniel Kunz
Corretor - Avaliador CRECI BA 8448 CNAI 2876
BPI - Brasil Investimentos Imobiliarios Ltda.