quinta-feira, 19 de maio de 2011

Zanshin


As artes marciais exigem uma condição fundamental para o sucesso do aprendizado e aplicação de suas técnicas, esta regra pré-fixada está ligada ao grau de atenção, que deve ser dispensada de forma linear e ininterrupta; estou me referindo mais especificamente para a postura do corpo depois que uma técnica é executada, porém, sem perda de atenção e estado de alerta; trata-se do Zanshin, um dos elementos essenciais que definem um bom ataque e boa defesa.


No Kyudo ( arte de tiro com arco e flecha ), significa a postura do corpo após a perda de um tiro de flecha; na arte do Kendo, é a continuação do estado de espírito, agilidade mental e aptidão física para enfrentar a situação que deve ser mantido quando se retorna ao kamae depois de atacar; no Aikido, o método usual de praticar é focar no uke ( ajudante de treino que desfere primeiro ataque, ou adversário, mantendo kamae e manter a consciência no caso de haver ataques adicionais ). No Karatê, é o estado de consciência total, significa estar consciente do ambiente e inimigos, estando preparado para reagir a qualquer momento e tempo; então como podemos observar, o conceito de Zanshin entre as artes marciais são equivalentes; entretanto, o mais elevado sentido do Zanshin, está na postura mental ( que é refletida na postura corporal ) mantida antes, durante e após a ação.

Tem que se executar uma técnica mantendo-se o espírito de alerta durante todo o tempo; “ tem que se manter a energia em continuidade, sem intervalos ” sempre diz o Sensei Enobaldo durante os treinos. Através da prática constante das técnicas que envolvem a arte das mãos vazias, o Zanshin é amplificado, quase que na mesma condição de um sentido que é nato do ser humano, como a visão, tato e audição.

O Zanshin é composto de vários outros ingredientes básicos que são necessários para a prática adequada do Budo:

Shisei (postura);

Metsuke ( poder de observação visando antecipação );

Maai ( distância );

Kiai (energia concentrada);

Ki Musubi (conexão);

Kime (foco decisivo);

Riai (essência da técnica);

Kanken (intuição / conhecimento)

Como exemplo de fácil assimilação podemos ir imaginariamente ao habitat de selvas e savanas, onde existem os felinos ( leões, tigres, leopardos, panteras, onças ), sabemos que estes animais são vorazes predadores e eficientes caçadores, cujo objetivo maior é abater sua provável presa gastando a menor quantidade possível de energia e em menor tempo possível – entretanto, para isso eles têm que observar, manter uma postura e distância que possa favorecer a sua estratégia de ataque, sem perder o foco e se antecipar ao menor sinal de vacilo da presa, tudo isto em um estado de atenção permanente.

Através do Zanshin e da prática de posturas com a coluna reta, no eixo, na base e encaixada, é o primeiro ponto a se policiar nos treinamentos de contração e expansão dos movimentos para se obter bons rendimentos; até mesmo na prática da imobilidade meditativa ( Mokuso – tem que ser praticada com atitude de desapego ) devemos estar focados neste estado de atenção continuada.

Referências:

A Metafísica do Combate - Luciano Imoto
http://www.itkf.org/budo.html
http://www.aikido-aba.com.br/


Cristiano Gomes
Faixa-preta 1º Dan - Karatê-Do Shotokan

terça-feira, 17 de maio de 2011

Jon Jones afirma que pode enfrentar brasileiro Lyoto Machida

 Atual campeão da categoria meio-pesado (até 93 quilos) do UFC, o norte-americano Jon Jones afirmou ao site MMA Canadá que seu próximo adversário pode ser o brasileiro Lyoto Machida. Jones cancelou recentemente uma luta com seu compatriota Rashad Evans pois teria que operar o dedo, mas após ter sido substituído no combate por Phil Davis ele anunciou que não necessita mais de tal procedimento médico.
Com a polêmica em torno do cancelamento deste combate, Jon Jones veio a público esclarecer que vai sim lutar com Evans, mas que esse não será necessariamente seu próximo duelo. “Fala-se sobre eu enfrentar o vencedor de Davis x Rashad, mas, se isso demorar muito, talvez eu enfrente (Lyoto) Machida ou Rampage (Jackson)”, declarou o campeão.
Depois de derrota para Rashad, Rampage Jackson tem luta marcada no fim de maio contra Matt Hamill, pelo UFC 130. Já Lyoto Machida, que havia perdido para Maurício Shogun e para o próprio Jackson, se recuperou com um nocaute contra Randy Couture em abril.
Lyoto, que nasceu em Salvador e é conhecido como “The Dragon”, é apontado como um dos principais lutadores de MMA da atualidade, entre todas as categorias e já foi campeão do UFC, tendo perdido seu título para Shogun.

Fonte: http://esporte.uol.com.br/lutas/vale-tudo/ultimas-noticias/2011/05/16/jon-jones-afirma-que-pode-enfrentar-brasileiro-lyoto-machida.jhtm

Guerreiro da Reflexo treinando na JKA Nova York !!!!

O samurai Daniel Kunz foi fotografado durante treino na JKA de Nova York, vejam as imagens :





quinta-feira, 12 de maio de 2011

Campeão nacional, carateca de 12 anos vai representar a Bahia em Sulamericano

 Mesmo tendo apenas 12 anos, o baiano Lucas Dias Regis Coimbra (no alto do pódio) está fazendo coisa de gente grande Brasil afora. O pequeno karateca vai representar o Brasil e a Bahia no Campeonato Sul-Americano de JKA (Japan Karate-do Association), em 2012, no Peru. A convocação para o evento veio depois de Lucas conquistar o 12º Campeonato Brasileiro do JKA, no início de maio.

Na competição realizada em Arujá, São Paulo, o jovem carateca faturou duas medalhas de ouro. Uma na categoria de Katá individual e outra na Kumitê (Luta). No esporte desde os oito anos, este foi apenas o segundo brasileiro disputado pelo atleta mirim.

Apesar da convocação, a ida para o Peru ainda não está garantida. A participação no Campeonato Sulamericano depende de patrocínio, que o jovem ainda não tem. Para chegar ao título nacional, Lucas teve todas as despesas custeadas pelos pais, Ronivaldo e Helena. A família disponibilizou telefones para os interessados em ajudar: 71 91811970 ou 71 3276-1552.

Fonte: http://www.portalibahia.com.br/p/ibahiafc/outros-esportes/18328-campeao-nacional-carateca-de-12-anos-vai-representar-a-bahia-em-sulamericano

terça-feira, 3 de maio de 2011

Reflexo no Campeonato Brasileiro da JKA 2011

A Bahia foi bem representada com a participação de 11 atletas no curso do Professor Imura da NKK, sendo três crianças (Bruno Samuel, Lucas Wenk, Lucas Coimbra), quatro Adultos (Joice Silva, Yura Muniz, Anderson Caetano, Daniel Kuntz) e quatro professores, o Sensei Enobaldo Ataíde, que está credenciado junto com os três professores Arthur Rego, Rui Albuquerque e Samuel que foram aprovados para árbitros internacionais da JKA do Brasil; o sensei Enobaldo Ataíde também foi aprovado como Instrutor da JKA/ Representante da Bahia; além dos títulos conquistados no Camp. Brasileiro JKA pelos atletas: Joice Silva - Campeã Kata Equipe, Lucas Coimbra - Campeão de Kata e Kumitê, Bruno Samuel - terceiro lugar Kumitê, destaque para participação dos atletas Lucas Wenk, Yura Muniz, Anderson Caetano. 

O Sensei Enobaldo Ataíde concluiu a importância do Karatê Shotokan para crianças, adultos e professores na formação educacional, relacionamento, capacitação técnica e cientifica de metodologia de treinamento, Budô e de alto rendimento, sem fugir da responsabilidade filosófica deste estilo preocupado com a formação do cidadão. Vejam mais fotos: