domingo, 26 de junho de 2011

Campeonato Sul-sudeste 2011: Reflexo exporta campeão‏

Equipe de kumite do Rio: José Gonçalo, Oswaldo Gonçalves, Roberto Mendes, Eduardo Santos, José Renato e Jayme Sandall

O atleta José Renato ( Zé Renato )  acaba de ser campeão de katá individual do Campeonato Sul/Sudeste, além de ser da equipe de kumitê do Rio de Janeiro.

Coordenação técnica: Mestres Watanabe, Inoki e Tanaka
Aconteceu nesse sábado (25/06/2011) o campeonato Sul-Sudeste, organizado pela Federação de Karate-dô Tradicional do Estado do Rio de Janeiro e pela Confederação Brasileira de Karate-dô Tradicional.
A FERJKT, na figura de seu presidente, Eduardo Santos, e do coordenador técnico, sensei Ugo Arrigoni, fez um trabalho impecável de organização, tendo como pontos altos a pontualidade, o tratamento dado aos atletas e ao público,e  a qualidade do local da competição.
O evento contou com as presenças ilustres do técnico da Seleção Brasileira Tradicional, sensei Watanabe, e mestres como Inoki, Yasutaka Tanaka, José Humberto (MT), Alfredo Aires, Ugo Arrigoni, Flávio Costa e Vinício Antony, entre outros.
Realizado no ginásio do clube Monte Líbano, o evento foi um sucesso tanto na presença de atletas quanto do público, que lotou as arquibancadas para ver duelos empolgantes entre alguns dos maiores nomes do karate brasileiro.
Ricardo Buzzi, Vinícius Sant’Anna, Fábio Simões, Rousimar Neves, Rafael Moreira e muitos outros elevaram o nível da competição.
O Rio de Janeiro conquistou medalhas em todas as modalidades, mostrando que o árduo trabalho de peneirar e treinar a seleção carioca, nos treinos semanais realizados na Kobukan, rendeu frutos. Sensei Flávio Costa foi o técnico, e isso fez a diferença.
No feminino, Vanessa Brito, campeã brasileira de fuko-go em 2002, voltou a competir e ajudou o Rio a sagrar-se vice-campeão de kata por equipes. Thaís, Andréa e Tatiana levaram mais uma prata, no kumite por equipes, na final contra as fortíssimas paranaenses. No kumite, Tatiana ficou com o bronze.
Entre os homens, muita rivalidade no kumite por equipes. O Rio de Janeiro conseguiu vencer os fortes paulistas na semi-final, e depois os gaúchos na finalíssima, com direito à uma atuação fantástica do atleta Roberto Mendes, que venceu Rafael Moreira na luta de abertura da final.
No kata por equipes, o Paraná provou que tem um dos melhores trios do Brasil há tempos, e levou o título com méritos. Buzzi, Vina e Jean levaram o ouro com Gojushiho-Sho na final, deixando Minas com a prata e São Paulo com o bronze. Os cariocas ficaram em quarto lugar.
No kata individual, José Renato Sampaio estava inspiradíssimo, e levou o título deixando o bi-campeão brasileiro de kata individual, Ricardo Buzzi, com a prata. Rousimar Neves completou o pódio.
Buzzi foi o grande campeão do Fuko-go, em uma final contra Andrew Marques, de São Paulo. O paranaense comprovou sua excelente técnica, tanto no kata quanto no kumitê.
No kumite individual fechando a competição com chave de ouro, Jayme Sandall e Ricardo Buzzi fizeram uma final digna do karate Tradicional: com respeito, força, garra, e lealdade. A luta foi muito parelha, e por muito pouco Jayme levou o ouro, no detalhe. Vinícius e Geraldo Mendes (MG) completaram o pódio.
Fica aqui registrado o agradecimento da FERJKT a todos que colaboraram para o sucesso desse evento, que teve como grande homenageado o saudosíssimo Victor Hugo Blanco Bittencourt.

Resultados:
 - Kata por equipes feminino: 1) PR  / 2) RJ  / 3) RS
 - Kumite por equipes feminino: 1) PR  / 2) RJ  / 3) RS
 - Kata individual feminino: 1) Manuela Spessato (RS)
- Fuko-go feminino: 1) Manuela Spessato (RS)
 - Kumite feminino:
 - Kata por equipes masculino: 1) PR (Ricardo Buzzi, Vinícius Sant’Aanna e Jean)  / 2) MG (Rousimar Neves, Bernardo Braga e Fernando Macedo)  / 3) SP (Andrew Marques, Marcel Apolônio e Rodrigo Alves) / 4) RJ (José Antônio, Edmilson e Roberto Mendes)
 - Kumite por equipes masculino: 1) RJ (Roberto Mendes, José Renato, Oswaldo Gonçalves e Jayme Sandall / 2) RS   / 3) PR (Buzzi, Vinícius e Jean -  3) SP (Marcel, Andrew, Fábio Simões e Rodrigo)
 - Kata individual masculino: 1) José Renato Sampaio (RJ)  / 2) Ricardo Buzzi (PR)  / 3) Rousimar Neves (MG)  / 4) Jean (PR)
 - Fuko-go masculino: 1) Ricardo Buzzi (PR)  / 2) Andrew Marques (SP)  / 3) Jean (PR) – 3) Jayme Sandall (RJ)
 - Kumite individual masculino: 1) Jayme Sandall (RJ)  / 2) Ricardo Buzzi (PR)  / 3) Vinícius Sant’Anna (PR) – 3) Geraldo Mendes (MG)

Fonte:
http://www.ferjkt.com.br
http://www.karatejka.blogspot.com



Aulas personalizadas ( Errata )


Investimento: R$ 50,00 (duração 1:30 h), pagamento antecipado.
Telefone para agendamento: 3491.6661/3018.6661/8636.1283

Com a finalidade de atender a disponibilidade dos seus atletas e associados, a academia Reflexo implanta um projeto de aulas personalizadas em horários individualizados para atender o objetivo do atleta/associado.  O idealizador do projeto o prof. Enobaldo Ataíde fará um planejamento  específico e ministrará a aula  que  terá duração de 01:30 h ,  as aulas deverão ser agendadas com uma semana de antecedência, local: Dojô Brotas  de segunda a domingo, inclusive  feriados.


Oss !
Sensei Enobaldo Ataíde

Demonstração Tekki Nidan - Sensei Enobaldo Ataíde ( Reflexo ), Sérgio Bastos ( Drakon ) e José Carlos ( Sekai )


sábado, 25 de junho de 2011

Reflexo lança projeto “aulas personalizadas”


Com a finalidade de atender a disponibilidade dos seus atletas e associados, a academia Reflexo implanta um projeto de aulas personalizadas em horários individualizados para atender o objetivo do atleta/associado.  O idealizador do projeto o prof. Enobaldo Ataíde fará um planejamento  específico e ministrará a aula  que  terá duração de 01:30 h ,  as aulas deverão ser agendadas com uma semana de antecedência, local: Dojô Brotas  de segunda a domingo, inclusive  feriados.

Oss !
Sensei Enobaldo Ataíde

domingo, 19 de junho de 2011

Planejamento da Semana‏ - KATÁS “ FORA DE MODA”


Com  o objetivo de competição, premiação e resultado,  se tornou freqüente a prática equivocada do Karatê Shotokan, levando  alguns atletas e professores a abandonar o  treinamento de  alguns Katás superiores de extrema importância para o entendimento e desenvolvimento do praticante deste estilo, causando uma limitação nesses praticantes e a  estagnação dos mestres,  que optaram  pela repetição mecânica dos movimentos  sem a  preocupação  com a verdadeira essência.
A academia  Reflexo está desenvolvendo o projeto “ Fora de moda ”, visando  resgatar a prática desses  Katás,  contextualizando e estudando a aplicabilidade técnica e filosófica na contemporaneidade.



MEIKYÔ: É de grande  importância neste katá a construção de um senso de equilíbrio e manutenção do encaixe do quadril nas transições das bases: kibadachi para zenkuts e kokuts, uma exigência na execução de um kihon eficiente e no controle do ritmo (maestria), a prática do meikyô faz com que o praticante fique atento para não levantar o centro de gravidade utilizando as articulações do tornozelo, joelho e cintura pélvica.
Além da dinâmica corporal no movimento do salto (sankaku-tobi) que ajuda no domínio do corpo no espaço e do reequilíbrio dinâmico na base kokuts com a defesa shuto-ukê, é um katá  de fácil execução e compreensão,  o meikyô será treinamento está semana (20/06 à 22/06) visando o aperfeiçoamento do repertório motor dos atletas da academia Reflexo.

MEIKYÔ (Espelho Limpo) ou (Espelho da Alma): Este é um Kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karatê de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a "Dança da Guerra" do lado de fora da caverna. A "Dança Da Guerra" foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como "O Espelho da alma". O nome antigo para Meikyo era Rohai.

Oss !

Sensei Enobaldo Ataíde

sábado, 18 de junho de 2011

Avaliação da semana


 A prática dos tekkis fez com que os alunos percebessem a importância dos movimentos curtos e precisos, além da importância do equilíbrio e encaixe do quadril, movimentos de rotação do quadril sem desfazer o centro de gravidade da base  kibadachi. Utilização da dinâmica do corpo buscando potência total das técnicas, utilizando movimentos de antecipação da vista em jitsu, verificou a melhoria da postura e controle muscular no deslocamento em kibadachi, desenvolvi educativos para flexibilidade do tornozelo e fortalecimento do grupo muscular da base kibadachi, a melhor avaliação é o próprio aluno reconhecer o seu melhor desempenho quando executa outros katas após a pratica dos teks.

OSS!

Sensei Enobaldo Ataíde

quarta-feira, 15 de junho de 2011

Treino da semana: Séries Tekki ( Kata )

 TEKKI (Cavaleiro de Ferro) ou (Andar a Cavalo): Há três formas. Shodan, Nidan e Sandan). O nome refere-se a característica distinta deste Kata, que é sua postura Kiba-dachi, como montar a cavalo. Neste as pernas são fortemente posicionadas bem abertas, como se fosse para sentar no dorso de um cavalo, e a tensão é aplicada nas bordas externas das solas dos pés com a sensação de concentrar a força em direção ao centro, sendo praticado para o desenvolvimento do kime (força).

O sensei Enobaldo foca nos treinos desta semana, o estudo dos katas: Tekki Shodan, Tekki Nidan e Tekki Sandan; com objetivos fixados em : Precisão, Finalização, Kime, Ritmo, Vista e Maestria. Vejam os vídeos abaixo:

Tekki Shodan:

Tekki Nidan:

Tekki Sandan:



Oss !!
Sensei Enobaldo Ataíde

sábado, 11 de junho de 2011

I Encontro dos Servidores do IFBA reuniu atletas de diversos campus ( vejam fotos )


 A abertura do 1º Encontro Esportivo de Servidores do IFBA aconteceu no dia 3 de junho, no auditório do campus Salvador. A apresentação foi realizada pela chefe do Departamento de Qualidade de Vida (DEQUAV), Zildete Ramos, que pontuou a importância desta ação para o desenvolvimento da prática esportiva, bem como promoção da qualidade de vida e integração dos servidores de diferentes campi.

O Sensei Enobaldo Ataíde, ( coordenador de Esportes e Educação Física do campus de Salvador ), e representante da Comissão para Organização da Delegação do IFBA, disse que este 1º Encontro servirá como um seletivo para o EDSIFE, Encontro Desportivo dos Servidores dos Institutos Federais Norte/Nordeste 2011, a ser realizado em Teresina, no estado do Piauí, de 05 a 10 de julho.



Já no clima das competições, Zildete aproveitou para homenagear, com medalhas, os atletas dos bastidores, que possibilitaram e apoiaram a realização do Encontro, como a reitora Aurina Santana, por exemplo, que, mesmo sem poder comparecer, foi lembrada.

Também foram homenageados o diretor geral do campus Salvador, Albertino Nascimento, o pró-reitor de administração e planejamento (Proap), Renato Anunciação Filho, e o diretor de gestão de pessoas (DGP), Edmilson dos Santos. “É uma satisfação estar acolhendo os servidores. Com a educação profissional, o governo federal está promovendo, na destinação de recursos, a contratação de servidores, a melhoria do ambiente de trabalho. Assim, a ação de aproximação através do esporte é facilitada mais ainda”, destacou Albertino.


Edmilson aproveitou para lembrar que o Encontro, realizado entre os dias 03 e 05 deste mês, também teve o objetivo de preparar os servidores para o Edsife, que acontecerá no mês de julho, no Piauí, e destacar que este trabalho foi possível devido à colaboração de diferentes setores e servidores.

Ao todo, 78 servidores se inscreveram no evento, distribuídos entre a Reitoria, campus Barreiras, Camaçari, Ilhéus, Salvador, Santo Amaro, Simões Filho e Valença.


Na modalidade natação foram treze participantes, disputando as provas de 25m crawl; 25m peito; 25m borboleta; 25m costas; 50m crawl; revezamento 4x25m, totalizando 13 baterias. O campus de Camaçari ficou com a maior pontuação: 132 pontos. Logo depois, Salvador, com 78 pontos; Reitoria, com 28 pontos; Simões Filho, 18 pontos e Santo Amaro, 13 pontos.
Os resultados das demais modalidades foram os seguintes:
Vôlei - 1 partida
Barreiras 2x1 Salvador

Basquete: 1 partida
Camaçari 22x18 Salvador

Futebol Society: 1 Partida
No tempo normal:
Salvador 2x2 Camaçari
Desempate nos pênaltis:
Salvador 3x1 Camaçari

Futsal: 6 Partidas
Reitoria 2x2 Camaçari
Barreiras 1x2 Salvador
Camaçari 4x2 Simões Filho
Barreiras WO em Salvador
Reitoria 3x2 Simões Filho
Final
Barreiras 5x2 Camaçari


André Miranda, integrante da Coordenação de Adicionais (COAD) do IFBA, participou do Encontro nas modalidades futsal, futebol society e natação, representando a Reitoria. Para ele, o evento foi um estímulo ao esporte, possibilitando aos servidores qualidade de vida e integração por meio de “disputas saudáveis”. “Foi um momento para conhecermos os colegas de trabalho de outros campi, trocarmos informações e experiências”, afirma.