quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Carta do sensei Sasaki


O Instituto de Karatê-do Shotokan JKA Brasil tem o prazer de anunciar a brilhante participação da Seleção Brasileira no XII Campeonato Mundial de Karatê, realizado na cidade de Pattaya, Tailândia, onde quase 1000 atletas de 48 países disputaram as modalidades de Kata e Kumite.
A Equipe Masculina de kumite sagrou-se Vice-Campeã Mundial, obtendo a medalha de prata, na final contra o Japão.
O atleta Bruno Assis conquistou a medalha de bronze no kumite individual, categoria 15 anos.
Agradecemos e parabenizamos a participação de todos os atletas, técnicos, árbitros e dirigentes que representaram grandiosamente o Brasil neste Mundial:
Dirigentes e Técnicos Seleção Adulto: Y. Sasaki e Y. Machida
Árbitros: Alfredo Aires e Celso Kolesnikovas.
Técnicos Seleção Infanto-Juvenil: Cristiane Kolesnikovas e Gerson Carlos de Almeida
Atletas: Alison Batista, Bruno Assis, Chinzo Machida, Diego Andrade, Fernando Macedo, Hannah Aires, Ian Machado, Jayme Sandall, Leonardo Kolesnikovas, Manuela Spessato, Rousimar Neves, Takehiko Machida, Victor Domingues e o capitão da Seleção Brasileira, Wagner Pereira.
Agradecemos o empenho dos senhores pais e acompanhantes, como também à todos os apoiadores que colaboraram com a participação de nossos atletas, tornando possível a busca pela realização de um objetivo.
A todos os associados do Instituto JKA Brasil que, através de suas contribuições, tornam possível a busca pela realização do objetivo de uma equipe.
A todos os professores do Instituto JKA Brasil, que através de seu trabalho e sua dedicação tornam possível a busca pelo aprimoramento e pela excelência do Karate-do brasileiro.
A todos os atletas que, com humildade, souberam acatar e colocar em prática com afinco, todas as orientações técnicas, gerando uma forte energia que culminou na formação um grupo unido, onde não existia o “eu”. Existia o “nós”, a Seleção Brasileira. O apoio de todos para todos.
Prof. Masahiko Tanaka observou que: “Se a Seleção Brasileira continuar assim, vai ser a primeira do mundo, no karate”.
Vamos continuar esse esforço, para sentir novamente essa alegria e essa emoção, em 2012 no Sul Americano, no Peru e no próximo Mundial, em 2014, em Paris – França.

Oss!
Y. Sasaki
Instituto JKA Brasil

Fonte: http://www.nkkbrasil.com.br

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Brasil é vice-campeão mundial de Karatê



Rafael Moreira (RS), Jayme Sandall (RJ), Take Machida (PA), Diego Andrade (BA), Wagner Pereira (SP) e Alison Batista (SP)

O Brasil brilhou no 12° Campeonato Mundial de Karate-do JKA. O evento aconteceu entre os dias 18 e 21 de agosto, em Pattaya, na Tailândia, e contou com equipe formada por sete atletas brasileiros, entre eles, o baiano Diego Andrade.

A equipe de kumite brasileira passou pelas eliminatórias, que envolveram 48 países e mais de 1.000 atletas, obtendo um resultado histórico, e voltando ao Brasil com a medalha de prata. Os brasileiros venceram a África do Sul, Nova Zelândia, Estados Unidos e Canadá até chegarem à grande final contra o Japão.

“Defender o karatê do Brasil do outro lado do mundo é ao mesmo tempo uma grande responsabilidade e uma honra. Essa conquista não teria sido obtida sem a união da equipe e a vontade de superar obstáculos”, comenta Diego Andrade.

Em setembro, a equipe se reúne novamente para participar de mais um desafio, com o Brasileirão Tradicional, que acontecerá na cidade de Joinvile, Santa Catarina.

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Aula Especial neste sábado !!!!!!



Vamos lembrar da aula especial com prof. Jose Alves sábado no IFBA ás 16:00, gostaria de contar com todos, além de ser a valorização do mais antigo karateka  da Bahia, o objetivo é viabilizar a ida do prof. como chefe da delegação da Bahia em Joinville.
Oss!

Investimento: R$ 20,00
Local: Sala do Karatê IFBA
Horário: 16:00
Data: 27/08/2011 sábado
Inscrições no local.

Sensei Enobaldo Ataíde

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Seminário da FKTB


Com a participação dos atletas da seleção Baiana de kata e Kumitê além de professores e dirigentes ,alunos do IFBA e atletas de clubes filiados, o I º Seminário da FKTB contou com a colaboração do prof. Alexandre Dortas, Fisiologista do Esporte Clube Bahia, professor da FTC responsável pela IMED Clinic e Dr. Luciano Cavalcante, cirurgião ortopedista do COT, SOMED, Hospital Roberto Santos e Hospital Manoel Vitorino.

Foram abordados vários temas:

Fisiologia do exercício;
Avaliação e Controle de treinamento e de atletas;
Especificidade de treinamento;
Novas tecnologias de avaliação e metodologia de treinamento;
Lesões do esqueleto em crianças e adolescentes;
Avaliação das condições ósseas das crianças e adultos;
Método de treinamento prejudicial às crianças e adultos;
Avaliação de categorias e regras em competições infantis que promovem lesões.
Bastante produtivo o seminário despertou nos atletas, professores e clubes a importância do trabalho cientifico e planejamento, para treinamento de crianças e adultos.

Vejam as fotos do evento abaixo:



























quinta-feira, 18 de agosto de 2011

SEMINÁRIO DE KARATÊ TRADICIONAL


Sensei Sérgio Marinho - Homenagem Póstuma


 Sérgio Luis Marinho da Silva, conhecido como Sérgio Marinho, começou a treinar karatê na Askaba, no início da década de 70. Graduou-se faixa preta pela JKA em 1975, em exame com banca composta pelos senseis Tanaka, Machida, Sasaki, Lirton Monassa e Denilson Caribé.
Participou ativamente de competições nessa época, tendo sido campeão bahiano juvenil em 76.

No início da década de 80, graduado 2º dan, destoante da forma como o karatê era praticado, se desligou da Askaba e começou a ensinar karatê, inicialmente na Acal (academia de capoeira em Ondina) e depois no clube Lince, em Brotas, onde utilizava o espaço para treinar seus alunos.

Posteriormente, seguindo um processo de desenvolvimento do karatê, com criação de novos clubes, fundou a Associação Esportiva Reflexo, cujas iniciais formavam a sigla Aser, em homenagem ao professor Aser Macedo, a quem era ligado, seu parceiro nessa empreitada e na época responsável pelo departamento de educação física do Colégio 2 de Julho, onde funcionou o 1º Dojo do clube.

Desde o início, Sérgio se dedicou à pesquisa do karatê, das artes marciais de forma geral e da cultura oriental. Seu jeito de ser, seus conceitos e ações nem sempre foram bem compreendidos naquela época, mas aqueles que conviveram com ele puderam perceber que suas idéias muitas vezes estavam na frente daquele tempo.

Em 1987, por problemas de saúde, Sérgio se afastou da Reflexo, que passou a ser dirigida por sensei Enobaldo Ataíde, que havia se desligado da Asdeb.
A partir daí, Sérgio dedicou-se a suas pesquisas, e passou a ministrar aulas de karatê em espaços públicos, nos moldes dos treinamentos de artes marciais que costumamos ver em imagens do oriente.

Além da prática do Karatê, Sérgio Marinho era um haikaísta respeitado dentre os praticantes de Haikai ( poesia japonesa ); o poeta Gustavo Felíssimo, autor do blog Sopa de Letra, disse que " seus haikais são alinhados à estética da contracultura e sua obra anda dispersa e pouco publicada em nossos veículos especializados, pois avesso às publicações, sequer tinha o cuidado de catalogar seus poemas que ficavam guardados exclusivamente na memória. Também eram raras as oportunidades de vê-lo recitar em público. Entretanto, sempre que me encontrava anotava algum novo haikai em algum papel de rascunho e me entregava. "

No dia 17 de agosto de 2010, Sérgio Marinho veio a falecer; em 18 de agosto de 2010, a Academia Reflexo, através do Sensei Enobaldo Ataíde divulgou Nota sobre a lastimável perda.

Oss !!

Arthur Rêgo, faixa-preta 5º dan, fundador da Reflexo e primeiro atleta filiado à entidade a ser graduado faixa-preta

domingo, 7 de agosto de 2011

Imagens do Norte-Nordeste em Fortaleza-Ceará

O XX Campeonato Norte-Nordeste realizado em Fortaleza entre os dias 15 e 17 de julho teve a participação da seleção baiana da FKTB, e dela faz parte, os atletas da Academia Reflexo. Vejam o vídeo e fotos desse evento regional, do qual a Bahia trouxe importante resultado:

VÍDEO


FOTOS