segunda-feira, 28 de dezembro de 2009

A Origem do Simbolo do Shotokan: Tigre

Segundo as referências encontradas, o tigre foi pintado por um grande artista japonês, Hoan Kosugi. Este artista é considerado um dos maiores impulsionadores do karatê no Japão, tendo sido uma das pessoas que convenceram o mestre Funakoshi a transmitir os seus conhecimentos sobre esta arte.

Hoan Kosugi não só convenceu o mestre Funakoshi a ensinar Karatê, mas também o levou a escrever um livro para que deste modo os seus conhecimentos ficassem registrados. É na sequência deste livro, “Karate-Do Kyohan”, que Kosugi pinta o tigre (Toro > Tigre; No Maki > rolo ou enrolado), o qual é oferecido ao grande mestre para servir de ilustração na capa do seu livro representando força e coragem.

O Tigre Shotokan é um símbolo muito popular na arte das mãos vazias, representando a força, a velocidade e a virilidade do espirito do Karatê. Felinos são símbolos de exploração, majestade e nobreza, que se alinham aos princípios de honra japonesa.

Uma das lendas acerca da origem deste simbolo remonta o costume de Funakoshi andar sozinho entre os pinheiros que cercavam sua cidade (Shuri). Ele subia o monte Torao e meditava todo dia após um dia de treino pesado. O Monte Torao era muito fechado pelas árvores e quando visto à distância dava a impressão de ser o rabo de um tigre. Torao, significa "rabo do tigre". Então o símbolo teria surgido de Funakoshi contando essa história à um de seus discípulos mais novos, Hoan Kosushi, que teria desenhado a capa para o referido livro.

Outra lenda da origem do Tigre, se deve ao fato de que Toro No Maki, na tradição japonesa é o documento oficial de uma arte ou sistema, e é a fonte de referência máxima a respeito desta. Como nenhum livro sobre Karatê ainda tinha sido escrito, Hoan Kosushi teria dito a Funakoshi que aquele seria o "Toro No Maki" do Karatê, e como "Toro No Maki" também pode ser lido como "Tigre no Círculo", ele brincou com as palavras para representar a arte de Funakoshi. Pessoalmente acho essa teoria bem mais plausível. As letras junto à cauda do tigre, é a assinatura do artista Kosugi.

Oss!!

Nenhum comentário: