quinta-feira, 19 de maio de 2011

Zanshin


As artes marciais exigem uma condição fundamental para o sucesso do aprendizado e aplicação de suas técnicas, esta regra pré-fixada está ligada ao grau de atenção, que deve ser dispensada de forma linear e ininterrupta; estou me referindo mais especificamente para a postura do corpo depois que uma técnica é executada, porém, sem perda de atenção e estado de alerta; trata-se do Zanshin, um dos elementos essenciais que definem um bom ataque e boa defesa.


No Kyudo ( arte de tiro com arco e flecha ), significa a postura do corpo após a perda de um tiro de flecha; na arte do Kendo, é a continuação do estado de espírito, agilidade mental e aptidão física para enfrentar a situação que deve ser mantido quando se retorna ao kamae depois de atacar; no Aikido, o método usual de praticar é focar no uke ( ajudante de treino que desfere primeiro ataque, ou adversário, mantendo kamae e manter a consciência no caso de haver ataques adicionais ). No Karatê, é o estado de consciência total, significa estar consciente do ambiente e inimigos, estando preparado para reagir a qualquer momento e tempo; então como podemos observar, o conceito de Zanshin entre as artes marciais são equivalentes; entretanto, o mais elevado sentido do Zanshin, está na postura mental ( que é refletida na postura corporal ) mantida antes, durante e após a ação.

Tem que se executar uma técnica mantendo-se o espírito de alerta durante todo o tempo; “ tem que se manter a energia em continuidade, sem intervalos ” sempre diz o Sensei Enobaldo durante os treinos. Através da prática constante das técnicas que envolvem a arte das mãos vazias, o Zanshin é amplificado, quase que na mesma condição de um sentido que é nato do ser humano, como a visão, tato e audição.

O Zanshin é composto de vários outros ingredientes básicos que são necessários para a prática adequada do Budo:

Shisei (postura);

Metsuke ( poder de observação visando antecipação );

Maai ( distância );

Kiai (energia concentrada);

Ki Musubi (conexão);

Kime (foco decisivo);

Riai (essência da técnica);

Kanken (intuição / conhecimento)

Como exemplo de fácil assimilação podemos ir imaginariamente ao habitat de selvas e savanas, onde existem os felinos ( leões, tigres, leopardos, panteras, onças ), sabemos que estes animais são vorazes predadores e eficientes caçadores, cujo objetivo maior é abater sua provável presa gastando a menor quantidade possível de energia e em menor tempo possível – entretanto, para isso eles têm que observar, manter uma postura e distância que possa favorecer a sua estratégia de ataque, sem perder o foco e se antecipar ao menor sinal de vacilo da presa, tudo isto em um estado de atenção permanente.

Através do Zanshin e da prática de posturas com a coluna reta, no eixo, na base e encaixada, é o primeiro ponto a se policiar nos treinamentos de contração e expansão dos movimentos para se obter bons rendimentos; até mesmo na prática da imobilidade meditativa ( Mokuso – tem que ser praticada com atitude de desapego ) devemos estar focados neste estado de atenção continuada.

Referências:

A Metafísica do Combate - Luciano Imoto
http://www.itkf.org/budo.html
http://www.aikido-aba.com.br/


Cristiano Gomes
Faixa-preta 1º Dan - Karatê-Do Shotokan

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