domingo, 19 de junho de 2011

Planejamento da Semana‏ - KATÁS “ FORA DE MODA”


Com  o objetivo de competição, premiação e resultado,  se tornou freqüente a prática equivocada do Karatê Shotokan, levando  alguns atletas e professores a abandonar o  treinamento de  alguns Katás superiores de extrema importância para o entendimento e desenvolvimento do praticante deste estilo, causando uma limitação nesses praticantes e a  estagnação dos mestres,  que optaram  pela repetição mecânica dos movimentos  sem a  preocupação  com a verdadeira essência.
A academia  Reflexo está desenvolvendo o projeto “ Fora de moda ”, visando  resgatar a prática desses  Katás,  contextualizando e estudando a aplicabilidade técnica e filosófica na contemporaneidade.



MEIKYÔ: É de grande  importância neste katá a construção de um senso de equilíbrio e manutenção do encaixe do quadril nas transições das bases: kibadachi para zenkuts e kokuts, uma exigência na execução de um kihon eficiente e no controle do ritmo (maestria), a prática do meikyô faz com que o praticante fique atento para não levantar o centro de gravidade utilizando as articulações do tornozelo, joelho e cintura pélvica.
Além da dinâmica corporal no movimento do salto (sankaku-tobi) que ajuda no domínio do corpo no espaço e do reequilíbrio dinâmico na base kokuts com a defesa shuto-ukê, é um katá  de fácil execução e compreensão,  o meikyô será treinamento está semana (20/06 à 22/06) visando o aperfeiçoamento do repertório motor dos atletas da academia Reflexo.

MEIKYÔ (Espelho Limpo) ou (Espelho da Alma): Este é um Kata muito misterioso. Presume-se que os japoneses o conheciam muito antes que Mestre Funakoshi tenha introduzido o Karatê de Okinawa no Japão. Há até mesmo uma lenda japonesa a respeito de Ameratsu, a deusa do sol. Ela havia perdido seu espelho e não podia admirar-se, ficando muito aborrecida. Desta maneira, o mundo ficou nas trevas. Finalmente os outros deuses decidiram que alguma coisa deveria ser feita, então enviaram um grande guerreiro para realizar a "Dança da Guerra" do lado de fora da caverna. A "Dança Da Guerra" foi nomeada Meikyo. Meikyo é traduzido como "O Espelho da alma". O nome antigo para Meikyo era Rohai.

Oss !

Sensei Enobaldo Ataíde

Nenhum comentário: