domingo, 28 de outubro de 2012

Programação de treino da semana !



Estaremos treinando dois katas superiores que utilizam mudanças de bases rápidas e movimentos bastante dinâmicos, gostaria que os guerreiros realizem consultas na internet, no que tange a forma, ritmo e aplicação destes dois Katas: (ENPI, NIJUSHIHO) 

ENPI (O Vôo da Andorinha): Originalmente chamado de Wansu e do estilo Tomari-Te. A movimentação característica deste Kata é o ataque a um nível mais acima do solo. Na seqüência segura-se o opoente e o induz a permanecer em uma posição específica, simultaneamente avançando e atacando novamente. O movimento representa o voo rápido e ágil da andorinha. Sem dúvida um dos katas mais rápidos do estilo.

A teoria mais aceita sobre sua criação e desenvolvimento é que Wang Ji, um funcionário da Xiuning, transmitiu o kata enquanto servia em Okinawa. Diz a lenda que Wang Ji tinha o hábito de jogar e saltar sobre os seus adversários. Devido a esta forma dinâmica de combate, este kata se assemelha a uma andorinha em voo.

Vídeo:




NIJUSHIHO (Vinte e Quatro Passos): Um kata bem complexo apesar da pouca quantidade de movimentos. Este faz um rápida mudança de direção e um grande variação de técnicas de defesa e contra-ataque. A origem de Nijushiho é desconhecida, mas presume-se que se origina a partir do mestre Aragaki ( Naha-Te )Na introdução de Karatê de Okinawa no Japão, mestre Funakoshi mudou o nome de Niseishi para Nijushiho. Ambos os nomes significam "24 passos".
Este kata é também praticado em um estilo marcial coreano conhecido como Tang Soo Do; sendo chamado de E Sip Sa Bo em coreano.

Vídeo:



Nenhum comentário: