segunda-feira, 2 de junho de 2014

A ENTREGA DE UM KIMONO - POR SENSEI ASER

A entrega de um Kimono

Meus filhos, durante algum tempo, me pediram para ensinar Karatê a eles.

Adiei a decisão durante algum tempo por algumas questões, algumas de fórum íntimo, a outra, principal de todas, é que eu não poderia transmitir a eles a ideia distorcida do verdadeiro sentido em se treinar Karatê.

O Karatê para mim é uma das "coisas"mais serias de minha vida!

Ele faz parte constitucional do meu modo de ser e viver!

Aprendi a ser um samurai!

Bem...
Ser alguém que trilha o Bushido (Bushido {武士道 } literalmente, "caminho do guerreiro", é um código de conduta e modo de vida para os Samurai [a classe guerreira do Japão feudal ou bushi], vagamente semelhante ao conceito de cavalheirismo que define os parâmetros para os Samurais viverem e morrerem com honra.) numa sociedade ocidental, é quase impossível de ser compreendido. Vejo com tristeza hoje, que mesmo entre os praticantes de Karatê, isto tem se perdido e deteriorado com o tempo.

Voltando ao assunto, comecei a ensiná-los e criei uma cerimônia para a entrega dos Kimonos deles, dizendo-lhes que teriam que merecer começar a vestir um "Ki"( (着物).

Foi então que tudo encaminhou-se para a situação atual.

Brotou dentro do peito uma vontade incontrolável de voltar a treinar. Liguei para meu amigo e irmão Enobaldo e disse-lhe que queria voltar a treinar com ele. A resposta foi de acolhimento e incentivo, trazendo alegria e força para submeter-me aos treinamentos ( 4:30 às 6:00 de segunda a sexta) na companhia de outros guerreiros.

A meu pedido, Enobaldo marcou o dia, e, alí, no Dojo principal da Reflexo, academia que liderada de modo exemplar pelo Sensei Enobaldo, seu Shihan e Mestre (Shihan (師範) é um título normalmente usado em artes marciais. A palavra significa professor ou modelo).  

Então, na presença do Mestre Enobaldo, minha esposa Lôla que também é praticante - faixa verde - e minha, eles fizeram o primeiro Kata (Heian Shodan), recebendo assim seu primeiro Komono  juntamente com as orientações e sentimentos de iniciação ao caminho do guerreiro!

Hoje estou de volta à Reflexo com a postura de um kōhai (後輩) objetivando  treinar e ajudar dentro do meu possível.

O texto a seguir foi digitado pelo Sensei Enobaldo Ataide
"Tradição em Família.
Foi com muito orgulho que recebi a função de passar os Kimonos para os dois guerreiros "Aserzinho" e "Tito" filhos dos amigos Heleonora e Aser, com um cerimonial simples mais muito significativo. Parabéns para esta família linda e extremamente karatecas  Tradicionais."










Oss!
Sensei Aser

Nenhum comentário: