domingo, 25 de setembro de 2011

BUJUTSU - Artes Marciais da Guerra


Autores de livros e especialistas nas artes marciais japonesas, importantes mestres e anciãos, bem como também modernas disciplinas e métodos de combate, basearam-se no Bujutsu. Todos eles apresentam seus pontos de vista sobre os primeiros sistemas técnicos, mas nenhum deles tem uma resposta satisfatória para as questões: como, quando e onde o Bujutsu se originou? A história do Japão, em geral, e a doutrina das artes marciais, em particular, não nos dão uma resposta definitiva para estas questões. 

 A longa e complexa tradição das artes de combate japonesa se ramificou em uma variedade de formas, métodos e armas feitas e constituídas de uma particular especialização da arte do Bujutsu. Essa especialização se denomina Jutsu, palavra que pode ser traduzida como “arte”, “método” ou “técnica”, e é indicativo de um jeito particular ofensivo ou certa ação ofensiva em um movimento.

A etimologia do caractere referente à palavra Bujutsu têm origem chinesa, como quase toda a escrita japonesa, mas a sonoridade dos caracteres é diferente. Para o caractere com som de Bu, a tradução mais aproximada para o português é “guerreiro”, sendo este não aquele que simplesmente vai à luta, e sim aquele que zela pela paz, mesmo que para isto precise adentrar a uma batalha. Na Ásia, a palavra Bu significa deter o perigo da lâmina que o golpeia. Desde os primórdios da cultura humana, esse conceito de Bu implica um processo global rumo a uma sociedade pacifica. “Bu é amor”, proclamava o mestre Morihei Ueshiba . Desenvolvido para proteger a vida e desenvolver o bem estar do povo, o significado original de Bu era claro, mas fora distorcido pelo egoísmo humano e pela agressividade.

 Bujutsu, na época antiga, eram como se chamavam todas as artes marciais. No período de Edo (1603 d.C. a 1867 d.C.) uma longa era de paz surgiu; as técnicas do Bujutsu não tinham mais sua importância neste novo período, o que obrigou a classe guerreira a procurar novos rumos para suas habilidades. A partir deste momento, incentivado pelo Zen e influenciado pelo Tao da China, surge o chamado Budô, ou seja, Caminho do Guerreiro. Este período de transição é muito conhecido como o período da espada da morte e a espada da vida.

A arte do guerreiro tinha como principal função derrotar o inimigo físico. Agora, com a era de paz, o Budô ensinava a todos a arte guerreira com um fim de desenvolvimento pessoal, fazendo com que a pessoa crescesse e se tornasse melhor a cada instante. A espada, antes usada para matar, agora seria usada para desenvolver o ser humano. Por isso esta é a época conhecida como a da transformação da espada da morte para a espada da vida.

 As artes marciais com denominação Do (caminho, via espiritual) surgiram com toda a força a partir de então. A arte da espada, Kenjutsu, agora se denominaria Ken Do, o caminho da espada. A arte da alabarda, Naguinatajutsu, tornou-se Naguinata Do, via da alabarda e assim por diante.

Para um melhor entendimento quanto às origens das principais artes marciais advindas do Bujutsu no Japão feudal, elaborou-se o quadro a seguir:

COM ARMAS
Kyujutsu
Kyudo
Shagei
Sojutsu
Yarijutsu
Naginatajutsu
Sodegaramijutsu
Sasumatajutsu
Tojutsu
Kenjutsu
Kendô
Iaijutsu
Iaido
Tantojutsu
Tessenjutsu
Kusarigamajutsu
Jojutsu
Jodo
Tetsubojutsu
Kusarijutsu
Jitejutsu
Toiri-no-jutsu

Ninjutsu
Chikairi-no-jutsu
Shurikenjutsu
Yubijutsu

Shinobijutsu
Kopo
Fukihari
Suijohokojutsu
Kusarijutsu
Manrikikusari
Chigirigijutsu
Gegikanjutsu
Bajutsu
Jobajutsu
Suibajutsu
Suieijutsu
Oyogijutsu
Katchu Gozen Oyogi

SEM ARMAS
Aikidô
Aikijutsu
Chikarakurabe
Chogusoku
Genkotsu
Gusoku
Hakushi
Judô
Jujutsu
Karatê
Kempô
Kiaijutsu
Kogusoku
Koshi-no-mawari
Koshi-no-wakari
Kumiuchi
Roikumiuchi
Shikaku
Shinobi
Shubaku
Sumai
Sumo
Taidô
Taidojutsu
Toritê
Wajutsu
Yawara


Referências:
Karate-Do - O meu modo de vida - Gichin Funakoshi - Ed. Cultrix
Ninjutsu - A Arte da Resistência - Roberto Alves - Ed. Online
Secrets of the Samurai - Westbrook Ratti - Ed. Tuttle 
Karatê Shito-Ryu - José Aguiar - Edição do autor


Cristiano Gomes 
Faixa-Preta 1º Dan, estilo Shotokan

Nenhum comentário: