domingo, 25 de setembro de 2011

Semana das Aplicações de Kata


O sensei Enobaldo Ataíde tem pesquisado as aplicações deste katas para utilização no kumitê e shiai kumitê, vem contextualizando a importância destes katas superiores na preparação do espírito de luta para as estratégias de go-no-sen, tai-no-sen e sen-no-sen, assim como a sensibilidade que estes katas exigem para trabalhar percepção, atenção e "time" para manter um estado de jutsu no treinamento e execução do kumitê. Além desses, está também desenvolvendo e se especializando na pesquisa do Kakushi Waza (técnicas ocultas dentro do movimento) ramo esse que não tem fim.

UNSU (Mãos e Nuvens):O Kata com o estilo do Dragão por Mestre Aragaki. Onde ele o treinou não se tem conhecimento, mas as grandes influências chinesas neste Kata sugerem que tenha sido certamente em continente chinês. O nome usado em Okinawa é Unshou e significa "Defesa Contra A Nuvem", ou seja, mesmo se seus inimigos cercarem você como uma nuvem, com certeza você os vencerá se tiver aprendido o Unsu. Este é sem dúvida o kata mais curioso do estilo Shotokan, possuindo técnicas das mais variadas formas, das mais simples as mais complexas, sendo somente indicado a praticantes de alto nivel técnico.

NIJUSHIHO (Vinte e Quatro Passos): Um kata bem complexo apesar da pouca quantidade de movimentos. Este faz um rápida mudança de direção e um grande variação de técnicas de defesa e contra-ataque.


GOJUSHIHO (Cinquenta e Quatro Passos): Há duas formas de Gojushiho (Dai e Sho) sendo estes uns dos maiores katas do estilo Shotokan. Neles existem técnicas bem singulares não sendo vistas em nenhum outro kata Shotokan. 

Forma Sho:


Forma Dai:



Oss !!
 

Nenhum comentário: